Editorial
Editorial – Adeus ano velho, feliz Ano Novo!
Saudamos a todas as pessoas que têm agora, diante de si, o volume 17 (2025) da Revista Psicologia e Saúde! Utilizamos uma expressão usual nas nossas festividades de final de ano para indicar novas mudanças que estão ocorrendo em nosso periódico para o ano vindouro.
Primeiramente, infelizmente, nos despedimos de alguns editores associados que deixaram a Equipe Editorial da revista. Agradecemos imensamente a Carolina Walger – Universidade Federal do Paraná (UFPR); Felipe Maciel dos Santos Souza – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – e Giovana Barbieri Galeano – Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul (UEMS) – por toda a dedicação e o trabalho duro durante o período conosco! Muitíssimo obrigado!
Ao mesmo tempo, após a abertura de processo seletivo para o trabalho como editor associado, teremos o prazer de receber cinco novos(as) colegas, a saber: Alline Alves de Sousa – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Flávia Helena Pereira Padovani – Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Botucatu; João Paulo Roberti Júnior – Universidade Federal de Roraima (UFRR); Joelma Cristina Santos – Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Taís Chiodelli – Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus Bauru. Agradecemos a todas as pessoas que se candidataram às vagas de editor(a) associado(a) e estimamos que nossa nova equipe possa nos ajudar a seguir com as mudanças delineadas para o nosso periódico.
Ademais, os(as) leitores(as) podem verificar em nosso site algumas mudanças importantes, tais como: a checagem inicial de uso de inteligência artificial (IA), sobretudo as generativas, nos manuscritos submetidos; uma política de uso de IA por autores(as) e revisores(as); os tipos de submissões possíveis; a publicização do nome da lista de revisores(as) do volume, entre outras. Esperamos que, com tal conjunto, possamos tornar o trabalho mais rigoroso e, ao mesmo tempo, mais célere para os(as) autores(as). Concomitantemente, estimamos que tais mudanças, sobretudo aquelas relacionadas à publicização do trabalho indispensável dos revisores(as), sejam mais um voto de gratidão às atividades praticamente invisíveis de nossos pares.
No presente número da Revista Psicologia e Saúde, além dessas novidades, as pessoas que a tem diante de si poderão ler 40 artigos com pesquisas originais e resultados promissores para a Psicologia e suas interfaces com o campo da Saúde. Temos trabalhos relacionados à adicção, seja álcool e drogas, seja jogos; à autoimagem, à autopercepção e a transtornos alimentares (e.g., anorexia nervosa); aos impactos subsequentes da pandemia de covid-19 em pacientes e profissionais de saúde; a diferentes fases do desenvolvimento humano e questões associadas de saúde e saúde mental; dentre outros. Essa gama de temáticas nos faz reassumir o compromisso da Revista em seus 16 anos de existência, qual seja: sermos um espaço plural de circulação de pesquisas no campo da Psicologia e suas interseções com as variadas disciplinas da Saúde.
Desejamos um excelente fim de ano a todos(as) os autores(as), revisores(as) e membros da Equipe Editorial e que 2026 nos traga energias renovadas para mais uma empreitada!
Rodrigo Lopes Miranda
Alberto Mesaque Martins
Arnold Groh
Eric Murillo-Rodríguez
Fernando Faleiros de Oliveira
José Angel Vera Noriega
Luziane de Fátima Kirchner
Márcio Luís Costa
María Andrea Piñeda
Maria Eugenia Gonzalez
Renan da Cunha Soares Júnior
Editores
doi: http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v1i1.3268