Editorial

E lá se foram doze meses

Assumimos a editoração da Revista Psicologia e Saúde há 12 meses, e, de lá para cá, várias foram as mudanças, boas e ruins. Infelizmente, tivemos a saída do Corpo Editorial do nosso amigo Eduardo Pelliccioli, que está investindo em outros projetos. Boa sorte, Duda! Sentiremos sua falta! Ao mesmo tempo, tivemos várias boas novas. Houve a inclusão de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras – e do exterior – no nosso Conselho Editorial. Assim, estamos ampliando os laços de parceria e amizade ao redor do globo. Outra ótima notícia foi a expansão da nossa Equipe com a formação de um Grupo de Trabalho de doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Com esse excelente grupo, estamos cada vez mais organizados para investir na indexação em novas bases de dados e, assim, estendermos as possibilidades de circulação dos trabalhos que temos recebido. Atualizamos, também, nosso escopo e características de publicação de forma a coadunarmos com aquilo que tem sido recorrente em outros periódicos no Brasil e alhures.

Ainda com nossas boas novas, estamos preparando uma edição temática “Diálogos entre História, Psicologia e Saúde”, que será publicada no primeiro número de 2017. As editoras convidadas, Florencia Macchioli – Universidad de Buenos Aires (UBA, Argentina) – e Raquel Martins de Assis – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil) – estão a mil cuidando do material que recebemos. Estamos ansiosos para partilhar o conjunto riquíssimos de reflexões historiográficas que recebemos. Além disso, já estamos nos organizando para abrir uma chamada de trabalhos para um número temático em “Análise do Comportamento e Saúde”, que será coordenado pelo nosso Editor Associado André Varella e mais dois editores convidados. Fiquem de olho!!

Fiquem de olho, também, nos artigos que foram publicados neste número! Temos artigos preocupados com questões prementes de Saúde Pública, como a discussão sobre obesidade infantil apresentada pelo artigo “Avaliação da Personalidade e do Autoconceito em Crianças com Obesidade”. Tal temática vem ocupando discussões acadêmicas e, segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), parece atingir 15% das crianças e adolescentes brasileiros. Outro exemplo é o artigo “A Percepção de Mães Adolescentes sobre seu Processo de Gravidez” que, como o próprio título sugere, investiga uma questão importante e mal-interpretada que é a gravidez na adolescência. Poderíamos nos deter nos variados e interessantíssimos artigos desta edição, mas deixaremos a cargo do leitor se informar sobre questões de drogadição, internação compulsória em Saúde Mental e tantos outras temáticas prementes do campo da Saúde.

Esperamos que nossos leitores fiquem tão ansiosos com a leitura como nós ficamos ao finalizar este número. Desejamos a todos uma excelente leitura e contamos com a colaboração de vocês, interessados em Saúde, no fortalecimento de nossa querida Psicologia e Saúde.

Campo Grande, dezembro de 2016.

Rodrigo Miranda

Editor Gerente

André Varella

André Veras

Sônia Grubits

Editores Associados