Compartilhando Inscrições: Experiências de Oficinas em Curso

Autores

  • Raquel Brondísia Panizzi Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleci Maraschin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa-intervenção realizada no Bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre/Brasil mediante o desenvolvimento de oficinas com usuários e trabalhadores do Programa de Saúde da Família (PSF). Buscou-se analisar como a produção de inscrições (gráficas, fotográficas e videográficas) é potente para explicitar redes de conversações e modular o conversar configurando novas distinções cognitivas e emocionais entre os participantes. As inscrições demarcam um espaço/tempo que visibiliza modos de viver/conviver no território. Delineado como um estudo de natureza qualitativa, a Oficina do Percurso viabilizou o encontro dos participantes com as inscrições. Seguindo o curso por caminhos fluidos, apresentamos por meio da experiência momentos de problematização coletiva resultando no compartilhamento de ações rumo à cognição inventiva. O recorte aqui apresentado faz parte da dissertação de mestrado, de autoria da primeira autora, orientada pela segunda, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Palavra-chaves: Inscrições; Tecnologias da informação e comunicação; Oficina; Percepção.

Como Citar

Brondísia Panizzi Fernandes, R., & Maraschin, C. (2012). Compartilhando Inscrições: Experiências de Oficinas em Curso. Revista Psicologia E Saúde, 4(2). Recuperado de https://pssaucdb.emnuvens.com.br/pssa/article/view/178

Edição

Seção

Artigos