Currículos e interface entre clínica psicológica e o sistema único de saúde brasileiro

Authors

  • Simone Maria Hüning Universidade Federal de Alagoas
  • Wanderson Vilton Nunes da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Aline Kelly da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v6i2.350

Abstract

Resumo Os debates sobre as dificuldades na formação para o trabalho do Psicólogo no Sistema Único de Saúde remetem ao modelo de formação adotado pelos Cursos de Graduação, que não teriam abandonado concepções individualistas, principalmente as que concernem ao sujeito e à saúde. Diante disso, o objetivo deste artigo é problematizar a formação nos Cursos de Graduação de Psicologia no Estado de Alagoas, a partir da temática da clínica psicológica e sua interface com o Sistema Único de Saúde. Realizamos uma análise curricular dos quatro cursos de Psicologia do Estado de Alagoas no período 2010 e 2011, identificando e problematizando ementas, conteúdos programáticos e bibliografias dos programas das disciplinas e sua relação com os princípios e diretrizes da política pública de saúde. Os resultados apontam para uma concentração das discussões sobre clínica e saúde em dois eixos principais que indicam uma formação que remete à clínica psicológica e às interfaces socioculturais, considerando o contexto alagoano. Palavras-chave: Clínica psicológica; Formação; Currículo; SUS.

Published

2014-11-19

How to Cite

HÜNING, Simone Maria; DA SILVA, Wanderson Vilton Nunes; DA SILVA, Aline Kelly. Currículos e interface entre clínica psicológica e o sistema único de saúde brasileiro. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 6, n. 2, 2014. DOI: 10.20435/pssa.v6i2.350. Disponível em: https://pssaucdb.emnuvens.com.br/pssa/article/view/350. Acesso em: 14 dec. 2025.

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