Jovem para sempre! publicidade em revistas femininas e suas promessas de administração do tempo
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v7i1.400Resumo
No presente trabalho buscou-se investigar a indústria da beleza e suas promessas de manutenção da aparência jovem, mais especificamente, a forma como elas têm sido divulgadas nas mídias direcionadas ao público feminino. A pesquisa ancorou-se na análise de reportagens e de peças publicitárias, pesquisadas durante o ano de 2011 em três revistas femininas de grande circulação nacional: Claudia, Boa Forma e Plástica e Beleza. O estudo dos enunciados tomou como perspectiva de análise a Psicologia Social Crítica, assinalando como a mídia direcionada ao público feminino tem indicado “receitas” mediante as quais as leitoras podem supostamente melhorar suas aparências e administrar a insatisfação com os efeitos do tempo. Acreditamos ter sido possível suscitar reflexões acerca da temática não apenas do corpo saudável, belo, feminino e jovem, mas também tecer crítica a visão de envelhecimento que a mídia, por meio da indústria cultural, nos fornece e como somos por ela influenciados. Palavras-chave: Psicologia social; Corpo; Mulher; Juventude; Indústria cultural; Publicidade.Downloads
Publicado
2015-06-23
Como Citar
Real Montefusco, E. V., & de Lima, A. F. (2015). Jovem para sempre! publicidade em revistas femininas e suas promessas de administração do tempo. Revista Psicologia E Saúde, 7(1). https://doi.org/10.20435/pssa.v7i1.400
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os artigos publicados na Revista Psicologia e Saúde têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.