Qualidade de Vida e Bem-Estar Subjetivo de Estudantes Universitários
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v4i1.126Abstract
Considerando a expansão do ensino superior, aumentaram-se as demandas e a necessidade de se permitir um desenvolvimento integral para o estudante. Diante dessa situação, esse estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida e o bem-estar subjetivo de estudantes universitários. Para isso, foram utilizados o WHOQOL- Bref e a Escala de Bem-Estar Subjetivo. A análise dos dados mostrou que em relação à qualidade de vida, o domínio que apresentou a maior média (15,23) foi o de relações sociais e a pior (12,87) foi o de meio ambiente. Quanto ao bem-estar subjetivo foi encontrada maior média (3,80) na frequência de afetos negativos. Os resultados indicam que é necessário pensar em ações de prevenção e promoção da saúde e em uma ampliação da política de assistência ao estudante, com intervenções psicossociais que reflitam satisfatoriamente no bem-estar subjetivo e na qualidade de vida dos mesmos. Palavras-chave: qualidade de vida; bem-estar subjetivo; estudantes universitários.Downloads
How to Cite
Correia Silva, Érika, & Geralda Viana Heleno, M. (2012). Qualidade de Vida e Bem-Estar Subjetivo de Estudantes Universitários. Revista Psicologia E Saúde, 4(1). https://doi.org/10.20435/pssa.v4i1.126
Issue
Section
Articles
License
The articles published on journal Psicologia e Saúde holds the copyrights of all texts published by it. Due to that, there is a demand for a letter of copyright cession (see Appreciation). The full reproduction of any article of this Journal in other publications, by any means, requires a written authorization of the Editorial Board. Partial reproductions of articles (abstracts, more than 500 words of text, tables, pictures and other illustrations, sound files) should have the written permission of the Editorial Board and the Authors.