Burnout em docentes universitários
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.8Abstract
Este estudo objetivou analisar a influência que as variáveis sociodemográficas (gênero, titulação máxima, área de atuação) e o comprometimento organizacional afetivo (COA) exercem no desenvolvimento do burnout (em suas dimensões exaustão, cinismo e ineficácia). Participaram da pesquisa 233 professores de uma universidade situada no Centro-Oeste do Brasil. Os instrumentos utilizados foram Maslach Burnout Inventory, questionário de avaliação do comprometimento afetivo e questões referentes às variáveis sociodemográficas. Valeu-se para as análises estatísticas, do teste t, da análise de variância e das regressões lineares múltiplas. Observou-se que as variáveis sociodemograficas antecedem ao comprometimento e ao burnout e que o (des)comprometimento pode exercer influência no desenvolvimento dessa síndrome. Palavras-chave: burnout; docentes universitários; comprometimento organizacionalDownloads
How to Cite
de Sousa, I. F., Mendonça, H., & Zanini, D. S. (2009). Burnout em docentes universitários. Revista Psicologia E Saúde, 1(1). https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.8
Issue
Section
Articles
License
The articles published on journal Psicologia e Saúde holds the copyrights of all texts published by it. Due to that, there is a demand for a letter of copyright cession (see Appreciation). The full reproduction of any article of this Journal in other publications, by any means, requires a written authorization of the Editorial Board. Partial reproductions of articles (abstracts, more than 500 words of text, tables, pictures and other illustrations, sound files) should have the written permission of the Editorial Board and the Authors.