A Humanização nas Grades Curriculares de Cursos da Saúde de Universidades Públicas Paranaenses
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v0i0.579Palabras clave:
humanização em saúde, formação em saúde, pessoal de saúde, capacitação de recursos humanos em saúdeResumen
A humanização em saúde é uma política pública relativamente recente. Há ações que buscam fomentar a humanização tanto no cuidado quanto na formação em saúde, mas sem dados objetivos acerca da presença desse tema nas grades curriculares da graduação. Objetivou-se realizar um levantamento acerca da presença do tema “humanização” nas grades curriculares de cursos da área da saúde das universidades públicas do estado do Paraná, por meio de um estudo transversal e descritivo. Foram consultados documentos disponíveis on-line nos sites das instituições, verificando-se a presença do tema “humanização” nas ementas das disciplinas de cada curso. Percebeu-se que o tema estudado ainda é pouco abordado em disciplinas das graduações em saúde. Diante disso, apontou-se a predominância da perspectiva biológica, entre outros fatores, para debater a escassez de um conteúdo tão pertinente para o ensino do cuidado à saúde.
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