A Humanização nas Grades Curriculares de Cursos da Saúde de Universidades Públicas Paranaenses

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v0i0.579

Palabras clave:

humanização em saúde, formação em saúde, pessoal de saúde, capacitação de recursos humanos em saúde

Resumen

A humanização em saúde é uma política pública relativamente recente. Há ações que buscam fomentar a humanização tanto no cuidado quanto na formação em saúde, mas sem dados objetivos acerca da presença desse tema nas grades curriculares da graduação. Objetivou-se realizar um levantamento acerca da presença do tema “humanização” nas grades curriculares de cursos da área da saúde das universidades públicas do estado do Paraná, por meio de um estudo transversal e descritivo. Foram consultados documentos disponíveis on-line nos sites das instituições, verificando-se a presença do tema “humanização” nas ementas das disciplinas de cada curso. Percebeu-se que o tema estudado ainda é pouco abordado em disciplinas das graduações em saúde. Diante disso, apontou-se a predominância da perspectiva biológica, entre outros fatores, para debater a escassez de um conteúdo tão pertinente para o ensino do cuidado à saúde.

Biografía del autor/a

Debora Lydines Martins Corsino, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga e residente em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Londrina

Maíra Bonafé Sei, Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Psicologia Clínica - IP-USP, Profa Adjunta do Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2019-02-08

Cómo citar

Lydines Martins Corsino, D., & Bonafé Sei, M. (2019). A Humanização nas Grades Curriculares de Cursos da Saúde de Universidades Públicas Paranaenses. Revista Psicologia E Saúde, 11(1), 43–52. https://doi.org/10.20435/pssa.v0i0.579

Número

Sección

Artigos