Currículo de Psicologia, A Psicologia Social e a Formação para a Saúde Coletiva

Autores/as

  • Neuza Maria de Fátima Guareschi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Thais Bennemann Grupo Hospitalar Conceição
  • Gisele Dhein Universidade do Vale do Taquari
  • Carolina dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Denise Santos Machry Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v2i2.58

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo visibilizar de que forma os currículos de cursos de Psicologia do Estado do Rio Grande do Sul estão apresentando indicativos de movimento para formar profissionais da saúde para o SUS. Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise dos programas das disciplinas dos currículos de seis cursos do Estado do Rio Grande do Sul, destacando e discutindo os direcionamentos tomados pelas ementas, conteúdos e bibliografias e adotando como balizadores os princípios e diretrizes presentes nas políticas de saúde do SUS. O trabalho toma como foco o estudo das disciplinas direcionadas para os conteúdos de Psicologia Social. A partir da análise que realizamos, apontamos para a necessidade de problematizar a construção do sujeito psicólogo, profissional da saúde que os currículos de Psicologia vêm produzindo, e os efeitos que podem vir a operar no cotidiano dos serviços de saúde. Palavras-Chave: Graduação em Psicologia, Formação de Profissionais de Saúde, SUS

Publicado

2010-12-25

Cómo citar

Guareschi, N. M. de F., Bennemann, T., Dhein, G., dos Reis, C., & Machry, D. S. (2010). Currículo de Psicologia, A Psicologia Social e a Formação para a Saúde Coletiva. Revista Psicologia E Saúde, 2(2). https://doi.org/10.20435/pssa.v2i2.58

Número

Sección

Artigos