Currículo de Psicologia, A Psicologia Social e a Formação para a Saúde Coletiva
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v2i2.58Resumen
Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo visibilizar de que forma os currículos de cursos de Psicologia do Estado do Rio Grande do Sul estão apresentando indicativos de movimento para formar profissionais da saúde para o SUS. Este trabalho foi desenvolvido a partir da análise dos programas das disciplinas dos currículos de seis cursos do Estado do Rio Grande do Sul, destacando e discutindo os direcionamentos tomados pelas ementas, conteúdos e bibliografias e adotando como balizadores os princípios e diretrizes presentes nas políticas de saúde do SUS. O trabalho toma como foco o estudo das disciplinas direcionadas para os conteúdos de Psicologia Social. A partir da análise que realizamos, apontamos para a necessidade de problematizar a construção do sujeito psicólogo, profissional da saúde que os currículos de Psicologia vêm produzindo, e os efeitos que podem vir a operar no cotidiano dos serviços de saúde. Palavras-Chave: Graduação em Psicologia, Formação de Profissionais de Saúde, SUSDescargas
Publicado
2010-12-25
Cómo citar
Guareschi, N. M. de F., Bennemann, T., Dhein, G., dos Reis, C., & Machry, D. S. (2010). Currículo de Psicologia, A Psicologia Social e a Formação para a Saúde Coletiva. Revista Psicologia E Saúde, 2(2). https://doi.org/10.20435/pssa.v2i2.58
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os artigos publicados na Revista Psicologia e Saúde têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.