Burnout em docentes universitários

Autores

  • Ivone Félix de Sousa Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Helenides Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Goiás,
  • Daniela Sacramento Zanini Pontifícia Universidade Católica de Goiás,

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.8

Resumo

Este estudo objetivou analisar a influência que as variáveis sociodemográficas (gênero, titulação máxima, área de atuação) e o comprometimento organizacional afetivo (COA) exercem no desenvolvimento do burnout (em suas dimensões exaustão, cinismo e ineficácia). Participaram da pesquisa 233 professores de uma universidade situada no Centro-Oeste do Brasil. Os instrumentos utilizados foram Maslach Burnout Inventory, questionário de avaliação do comprometimento afetivo e questões referentes às variáveis sociodemográficas. Valeu-se para as análises estatísticas, do teste t, da análise de variância e das regressões lineares múltiplas. Observou-se que as variáveis sociodemograficas antecedem ao comprometimento e ao burnout e que o (des)comprometimento pode exercer influência no desenvolvimento dessa síndrome. Palavras-chave: burnout; docentes universitários; comprometimento organizacional

Como Citar

DE SOUSA, Ivone Félix; MENDONÇA, Helenides; ZANINI, Daniela Sacramento. Burnout em docentes universitários. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 1, n. 1, 2009. DOI: 10.20435/pssa.v1i1.8. Disponível em: https://pssaucdb.emnuvens.com.br/pssa/article/view/8. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos