Do Canônico e do Hegemônico na Apropriação do Preconceito Racial em Crianças
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v5i2.280Abstract
Este estudo visa trazer a reflexão sobre a apropriação do racismo entre crianças, relacionando os construtos do canônico, examinado por Bruner em sua obra Actos de Significado (2008), e do hegemônico em Gramsci, em Cadernos do Cárcere (tradução, 2004). Sob essas conceituações, são trazidas as formulações a respeito de como a criança realiza a habilidade de marcar o que é culturalmente canônico, relacionando-as aos conceitos de hegemonia, ideologia e senso comum. Se a estrutura narrativa possibilita compreensões ainda pré-linguísticas de significados (Bruner, 2008), conclui-se que haveria o início de uma internalização do racismo hegemônico anterior mesmo à expressão linguística pela criança, sugerindo reflexões acerca da superação do preconceito racial na infância. Palavras-chave: Canonicidade; Hegemonia; Racismo.Downloads
Published
2013-12-18
How to Cite
Duarte, R. O., & Roazzi, A. (2013). Do Canônico e do Hegemônico na Apropriação do Preconceito Racial em Crianças. Revista Psicologia E Saúde, 5(2). https://doi.org/10.20435/pssa.v5i2.280
Issue
Section
Articles
License
The articles published on journal Psicologia e Saúde holds the copyrights of all texts published by it. Due to that, there is a demand for a letter of copyright cession (see Appreciation). The full reproduction of any article of this Journal in other publications, by any means, requires a written authorization of the Editorial Board. Partial reproductions of articles (abstracts, more than 500 words of text, tables, pictures and other illustrations, sound files) should have the written permission of the Editorial Board and the Authors.