Estudos sobre os Instrumentos Diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.3013

Palavras-chave:

transtorno do espectro autista, diagnóstico, instrumentos

Resumo

Introdução: Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2023), o Brasil possuía 3,3 milhões de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), sendo que 45,6 milhões apresentavam algum tipo de deficiência; no entanto, ainda há dificuldades para se diagnosticar, em decorrência dos poucos instrumentos validados para a população brasileira, o que tem ocasionado aumento de pessoas diagnosticadas com esta característica, colocando em discussão os critérios e encaminhamentos para atendimentos em unidades de saúde ou em clínicas particulares. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar o conjunto das produções acadêmicas que estão disponíveis no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na PubMed que abordam os instrumentos de diagnóstico do TEA. Metodologia: Realizou-se uma revisão sistemática das produções acadêmicas nas bases se dados da CAPES e da PubMed, no período de 2014 a 2024. Os descritores foram: transtorno do espectro autista com o operador booleano “e diagnóstico, transtorno do espectro autistae” avaliação. Após a seleção das produções identificadas nas referidas bases de dados, realizou-se a análise integrativa deste conjunto. Resultados: Foram analisados 5 artigos, os quais demonstraram a necessidade de investimentos em pesquisa para construção de instrumentos de diagnóstico que sejam adaptados e validados para a realidade da população brasileira, uma vez que os instrumentos mais citados foram DI-R, o ADOS (incluindo a versão ADOS-2), o CARS e o M-CHAT.

Biografia do Autor

Janine Juli Morais Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação Especial da UFMS.

Pereira Furtado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação Especial da UFMS.

 

Alexandra Ayach Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Estágio pós-doutoral em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos, e em Educação na Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Licenciada e graduada em Psicologia pela UCDB. Professora titular e coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação Especial da UFMS.

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Publicado

2025-07-25

Como Citar

Lima, J. J. M., Furtado, R. P., & Anache, A. A. (2025). Estudos sobre os Instrumentos Diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista . Revista Psicologia E Saúde, 17, e17183013. https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.3013

Edição

Seção

Dossiê: “Avanços e Desafios da Avaliação Psicológica”