Estudo avaliativo da predisposição à síndrome de burnout em professores de uma Universidade de Parnaíba-PI
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v6i2.353Abstract
Síndrome de burnout é um estresse ocupacional comum, principalmente, em profissionais atuantes em uma relação ininterrupta e emocional com outras pessoas (Tibúrcio & Moreno, 2009). Avaliou-se sua predisposição em docentes de uma Universidade de Parnaíba-PI, utilizando-se do Maslach Burnout Inventory (MBI) e um questionário sociodemográfico. Para análise, empregou-se o software estatístico SPSS, versão 18.0, realizando-se análise de frequência dos dados sociodemográficos, Análise Fatorial (AF), que obteve três fatores: Exaustão, Realização Profissional, Despersonalização; Alpha de Cronbach 0,87; 0,79; 0,63, respectivamente, e média de cada dimensão para identificar a predisposição. Obtiveram-se baixos níveis de Exaustão e Despersonalização e altos de Realização Profissional; no entanto, em relação à frequência de pessoas, identificou-se um número significativo com índices médios de Exaustão, sugerindo alerta sobre a predisposição ao burnout. Palavras-chave: Professores universitários; Exaustão; Síndrome de burnout.Downloads
Published
2014-11-19
How to Cite
Fabiana Machado da Silva, L. M., dos Santos Teles, L. M., Ximenes Aragão, S. de B., & de Lima Santiago da Silva, C. F. (2014). Estudo avaliativo da predisposição à síndrome de burnout em professores de uma Universidade de Parnaíba-PI. Revista Psicologia E Saúde, 6(2). https://doi.org/10.20435/pssa.v6i2.353
Issue
Section
Articles
License
The articles published on journal Psicologia e Saúde holds the copyrights of all texts published by it. Due to that, there is a demand for a letter of copyright cession (see Appreciation). The full reproduction of any article of this Journal in other publications, by any means, requires a written authorization of the Editorial Board. Partial reproductions of articles (abstracts, more than 500 words of text, tables, pictures and other illustrations, sound files) should have the written permission of the Editorial Board and the Authors.