Estudo avaliativo da predisposição à síndrome de burnout em professores de uma Universidade de Parnaíba-PI
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v6i2.353Resumen
Síndrome de burnout é um estresse ocupacional comum, principalmente, em profissionais atuantes em uma relação ininterrupta e emocional com outras pessoas (Tibúrcio & Moreno, 2009). Avaliou-se sua predisposição em docentes de uma Universidade de Parnaíba-PI, utilizando-se do Maslach Burnout Inventory (MBI) e um questionário sociodemográfico. Para análise, empregou-se o software estatístico SPSS, versão 18.0, realizando-se análise de frequência dos dados sociodemográficos, Análise Fatorial (AF), que obteve três fatores: Exaustão, Realização Profissional, Despersonalização; Alpha de Cronbach 0,87; 0,79; 0,63, respectivamente, e média de cada dimensão para identificar a predisposição. Obtiveram-se baixos níveis de Exaustão e Despersonalização e altos de Realização Profissional; no entanto, em relação à frequência de pessoas, identificou-se um número significativo com índices médios de Exaustão, sugerindo alerta sobre a predisposição ao burnout. Palavras-chave: Professores universitários; Exaustão; Síndrome de burnout.Descargas
Publicado
2014-11-19
Cómo citar
Fabiana Machado da Silva, L. M., dos Santos Teles, L. M., Ximenes Aragão, S. de B., & de Lima Santiago da Silva, C. F. (2014). Estudo avaliativo da predisposição à síndrome de burnout em professores de uma Universidade de Parnaíba-PI. Revista Psicologia E Saúde, 6(2). https://doi.org/10.20435/pssa.v6i2.353
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os artigos publicados na Revista Psicologia e Saúde têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.