Reconhecimento Social, Identidade e Linguagem: Primeiros Fragmentos de uma Pesquisa Sobre Perspectivas Teóricas Atuais no Contexto da Psicologia Social
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v2i1.40Abstract
Este trabalho se propõe apresentar as reflexões que levaram à formulação do projeto de Iniciação Científica que dá título ao presente texto. Este projeto de Iniciação Científica é vinculado ao projeto “Identidade e Reconhecimento: uma análise das principais teorias da atualidade e suas apropriações pela Psicologia Social Crítica para pensar a incorporação do Outro na esfera pública”, financiado pela FUNCAP e coordenado pelo Prof. Dr. Aluísio Ferreira de Lima, da UFC. Apresentar-se-á uma problematização do ideal de ciência proposto na modernidade – por filósofos como Galileo, Descartes, Bacon e Comte – e serão levantadas questões sobre as implicações ético-políticas de tal ideal, considerando a produção de conhecimentos como algo que pode servir à regulação de possibilidades humanas ou à emancipação humana. Serão trazidas considerações teóricas sobre a dinâmica entre o reconhecimento social e a constituição da identidade e em seguida será abordado o problema das classificações nosológico-psiquiátricas para a identidade dos sujeitos. Com essa pesquisa, portanto, busca-se trazer mais subsídios para a discussão sobre a Identidade e o Reconhecimento que já vem sendo realizada pela Psicologia Social Crítica brasileira por pesquisadores tais como Antonio Ciampa (1987), Juracy Almeida (2005) e Aluísio Lima (2010). Palavras-chave: Identidade, Reconhecimento, Psicologia Social CríticaDownloads
How to Cite
Gonçalves Neto, J. U., & de Lima, A. F. (2010). Reconhecimento Social, Identidade e Linguagem: Primeiros Fragmentos de uma Pesquisa Sobre Perspectivas Teóricas Atuais no Contexto da Psicologia Social. Revista Psicologia E Saúde, 2(1). https://doi.org/10.20435/pssa.v2i1.40
Issue
Section
Research Reports
License
The articles published on journal Psicologia e Saúde holds the copyrights of all texts published by it. Due to that, there is a demand for a letter of copyright cession (see Appreciation). The full reproduction of any article of this Journal in other publications, by any means, requires a written authorization of the Editorial Board. Partial reproductions of articles (abstracts, more than 500 words of text, tables, pictures and other illustrations, sound files) should have the written permission of the Editorial Board and the Authors.