"Dá até pra fazer poesia": o recurso estético disparando reflexões e potência
DOI:
https://doi.org/10.20435/2177-093X-2016-v8-n2(05)Abstract
O presente artigo se propõe a apresentar uma experiência de estágio em Psicologia Social eda Saúde com um grupo de jovens em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)de uma cidade no interior de Minas Gerais. O encontro do grupo ocorria semanalmente nainstituição e as intervenções das estagiárias aconteciam a partir da psicologia histórico-culturalcom o uso de recursos estéticos, disparadores dos encontros. Analisamos como tais recursosconsistiam em ser mais que disparadores de conversa, mas disparadores de potência. Ao estaremem contato com diversas linguagens artísticas e por meio de conversas geradas a partir de taislinguagens, percebemos que as refl exões originadas levavam à ação, havendo uma tendênciaà mudança a partir de uma intensifi cação na autonomia dos participantes. Percebemos umapossibilidade de grupo como potencializador, sendo um espaço onde vários assuntos abordadoslevam-nos à refl exão e propriamente à ação, tornando-se, assim, uma busca de possibilidadesaté então cristalizadas ou desconhecidas.
Palavras-chave: Psicologia social e da saúde; Recurso estético; Grupo; Juventude; CRAS
References
Barros, M. (2003). Memórias inventadas - A infância. São Paulo: Planeta.
Bondía, J. L. (2002, jan./abr.). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, (19), 20-28. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em 25 março 2011.
Brasil. (2004). Política Nacional de Assistência Social. Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Brasília: MDS.
Conselho Federal de Psicologia. (2007). Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Brasília: CFP.
Chaves, H. P., Maia Filho, O. N., Oliveira, J. C., & Pereira Neto, F. E. (2012). Contribuições de Baruch Espinosa à teoria histórico-cultural. Psicologia em Revista, 18(1), 134-147.
Chaui, M. (1995). Espinosa: Uma filosofia da liberdade. São Paulo: Moderna.
Espinosa, B. (1983). Ética. (M. Chauí, Trad., Coleção Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural.
Freire, P. (2015). Pedagogia do Oprimido (59a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Lane, S. T. M. (1985). A Psicologia Social e uma nova concepção do homem para a Psicologia. In S. Lane, & W. Codo (Eds.), Psicologia social: O homem em movimento (pp. 11-19). São Paulo, SP: Brasiliense.
Maheirie, K., Hinkel, J., Groff, A. R., Müller, F. L., Gomes, M. A., Gomes, A. (2012). Coletivos e relações estéticas: alguns apontamentos acerca da participação política. In C. Mayorga, L. R. Castro, & M. A. M. Prado (Eds.), Juventude e a experiência da política no contemporâneo (pp. 143-167). Rio de Janeiro: Contra Capa Editora.
Monteiro, R. A. P., & Castro, L. R. (2008). A concepção de cidadania como conjunto de direitos e sua implicação para a cidadania de crianças e jovens. Revista Psicologia Política, 8(16) 271-284.
Vygotski, L. S. (1995). Obras escogidas III. Madrid: Centro de Publicaciones del M.E.C. y Visor Distribuciones.
Vygotski, L. S. (1996). O método instrumental em psicologia. In L. S. Vigotski, Teoria e método em psicologia (pp. 93-101). São Paulo: Martins Fontes.
Vigotski, L. S. (2009). Imaginação e criação na infância: Ensaio psicológico. São Paulo: Ática.
Vigotski, L. S. (2003). Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed.
Zanella, A. V., Lessa, C. T., & Da Ros, S. Z. (2012). Contextos grupais e sujeitos em relação: Contribuições às reflexões sobre grupos sociais. Psicologia, Reflexão e Crítica, 15(1), 211-218.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The articles published on journal Psicologia e Saúde holds the copyrights of all texts published by it. Due to that, there is a demand for a letter of copyright cession (see Appreciation). The full reproduction of any article of this Journal in other publications, by any means, requires a written authorization of the Editorial Board. Partial reproductions of articles (abstracts, more than 500 words of text, tables, pictures and other illustrations, sound files) should have the written permission of the Editorial Board and the Authors.