Investigação da Memória no Modelo das Inteligências Múltiplas

Autores/as

  • Tatiana de Cássia Nakano Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Maria Fabrícia Queiroga da Costa Centro Universitário de João Pessoa
  • Larissa Nascimento Lemos Centro Universitário de João Pessoa
  • Camila Teresa Ponce Leon de Mendonça Centro Universitário de João Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v2i1.30

Resumen

Considerando que a memória é uma habilidade cognitiva fundamental para o funcionamento intelectual humano, o presente estudo teve por objetivo investigar dois tipos de memória, verificando como o desempenho se altera em função da idade e sexo. A pesquisa envolveu 90 participantes (48F e 42M), com idades que variaram entre 07 e 60 anos (M=25,67, DP= 16,14) que responderam a dois subtestes pertencentes à bateria Woodcock Johnson III (Wechsler e Schelini, 2006): Aprendizagem Visual Auditiva e Aprendizagem Visual Auditiva adiada. Os resultados demonstraram que mulheres apresentaram menos erros que os homens, o mesmo ocorrendo com os participantes na faixa etária entre 18 e 25 anos, embora as diferenças não sejam significativas. Relação entre memória de longo prazo e memória de curto prazo (r=0,752, p?0,001) indicou que, na presente amostra, aquelas pessoas que apresentam bom desempenho na memória a curto prazo também obtêm bom desempenho na memória a longo prazo. Palavras-chave: memoria de curto prazo, memoria de longo prazo, CHC, sexo, idade.

Cómo citar

Nakano, T. de C., da Costa, M. F. Q., Lemos, L. N., & de Mendonça, C. T. P. L. (2010). Investigação da Memória no Modelo das Inteligências Múltiplas. Revista Psicologia E Saúde, 2(1). https://doi.org/10.20435/pssa.v2i1.30

Número

Sección

Artigos