Editorial do Dossiê Temático: “Avanços e Desafios da Avaliação Psicológica”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.3219

Biografía del autor/a

Eveli Freire de Vasconcelos, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora do curso de graduação em Psicologia da UCDB.

Thiago Medeiros Cavalcanti , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, onde também concluiu o mestrado na mesma área e o bacharelado em Psicologia. Professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atuou no Departamento de Educação do Centro de Formação de Professores durante a graduação. Na pós-graduação, é professor do Programa de Mestrado Acadêmico em Psicologia da UFCG, de cuja comissão instituidora foi membro. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Dilemas Sociais (Laboratório de Dilemas Sociais), dedicado ao estudo dos determinantes sociais da saúde mental em diferentes contextos (ex.: escolas) e grupos (como diversidade sexual e de gênero). Tem experiência em Fundamentos e Mensurações Psicológicas, com ênfase na adaptação e validação de instrumentos para o Brasil, bem como em Psicologia Social, investigando valores humanos, preconceitos e a construção de modelos teóricos e estatísticos que expliquem desfechos relacionados à saúde e à educação. 

Ana Karla Silva Soares, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) / Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutorado em Psicologia Social, mestrado e graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui experiência na área de Fundamentos e Mensuração em Psicologia (desenvolvimento e adaptação de escalas e testes), análise de dados (quantitativa e qualitativa) e Psicologia Social (estruturas sociais). Seu trabalho tem se concentrado em Psicologia Social e Avaliação Psicológica (Psicometria). Seus interesses de pesquisa incluem valores humanos, personalidade, fenômeno do impostor, garra, saúde mental e atitudes em relação a tecnologias emergentes (uso da internet e inteligência artificial), estudados em amostras de adultos e crianças, com expertise em análise quantitativa de dados (ex.: SPSS, Amos, R) e abordagens qualitativas (ex.: Alceste, Iramuteq). Professora Assistente no programa de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – graduação e pós-graduação), na área de Fundamentos e Mensuração em Psicologia, e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicometria e Psicologia Social (NPPS – UFMS).

Publicado

2025-12-19

Cómo citar

VASCONCELOS, Eveli Freire de; CAVALCANTI , Thiago Medeiros; SOARES, Ana Karla Silva. Editorial do Dossiê Temático: “Avanços e Desafios da Avaliação Psicológica”. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 17, p. e17003219, 2025. DOI: 10.20435/pssa.v1i1.3219. Disponível em: https://pssaucdb.emnuvens.com.br/pssa/article/view/3219. Acesso em: 21 dic. 2025.

Número

Sección

Editorial