Avaliação da Eficácia de um Plantão Psicológico em um Serviço-Escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2339

Palavras-chave:

plantão psicológico, clínica ampliada, eficiência

Resumo

O Plantão Psicológico é uma modalidade de atendimento psicológico emergencial que visa ao acolhimento da angústia e ao esclarecimento da demanda dos/as usuários/as, porém são poucas as publicações que se propõem a medir a eficácia deste formato. Portanto, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar quantitativamente a eficácia de um Plantão Psicológico por meio do ponto de vista de seus/suas usuários/as, além de verificar a associação de variáveis sociodemográficas com variáveis indicativas de satisfação dos participantes. Participou deste estudo uma amostra por conveniência de cinquenta e sete indivíduos a partir de 14 anos de idade, que procurou espontaneamente o Plantão Psicológico em um Serviço-Escola no interior do estado de São Paulo, durante um ano letivo. Após o atendimento recebido, os participantes preencheram um questionário de satisfação ad hoc. Os resultados mostraram que a maioria dos/das usuários/as (98,25%) declarou-se satisfeita com o atendimento recebido, relatando sentir-se acolhida e compreendida/aliviada (média de notas de 9,7 e 9,4, respectivamente). No entanto, os que apresentavam queixas psicopatológicas tenderam a sentir-se menos satisfeitos com o atendimento. Conclui-se que o Plantão Psicológico, mesmo com um número reduzido de encontros, apresentou alta eficácia, podendo se constituir como uma importante estratégia de promoção de saúde.

Biografia do Autor

Amanda Muglia Wechsler, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Psicologia da Saúde/Clínica pela Universidade Complutense de Madri. Mestre e psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Atualmente, é docente da PUC Campinas.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Wechsler, A. M. (2023). Avaliação da Eficácia de um Plantão Psicológico em um Serviço-Escola. Revista Psicologia E Saúde, 15(1), e15152339. https://doi.org/10.20435/pssa.v15i1.2339

Edição

Seção

Relatos de pesquisa