Editorial do Dossiê Temático: “Avanços e Desafios da Avaliação Psicológica”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.3219

Biografia do Autor

Eveli Freire de Vasconcelos, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora do curso de graduação em Psicologia da UCDB.

Thiago Medeiros Cavalcanti , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, onde também concluiu o mestrado na mesma área e o bacharelado em Psicologia. Professor adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), atuou no Departamento de Educação do Centro de Formação de Professores durante a graduação. Na pós-graduação, é professor do Programa de Mestrado Acadêmico em Psicologia da UFCG, de cuja comissão instituidora foi membro. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Dilemas Sociais (Laboratório de Dilemas Sociais), dedicado ao estudo dos determinantes sociais da saúde mental em diferentes contextos (ex.: escolas) e grupos (como diversidade sexual e de gênero). Tem experiência em Fundamentos e Mensurações Psicológicas, com ênfase na adaptação e validação de instrumentos para o Brasil, bem como em Psicologia Social, investigando valores humanos, preconceitos e a construção de modelos teóricos e estatísticos que expliquem desfechos relacionados à saúde e à educação. 

Ana Karla Silva Soares, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) / Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutorado em Psicologia Social, mestrado e graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui experiência na área de Fundamentos e Mensuração em Psicologia (desenvolvimento e adaptação de escalas e testes), análise de dados (quantitativa e qualitativa) e Psicologia Social (estruturas sociais). Seu trabalho tem se concentrado em Psicologia Social e Avaliação Psicológica (Psicometria). Seus interesses de pesquisa incluem valores humanos, personalidade, fenômeno do impostor, garra, saúde mental e atitudes em relação a tecnologias emergentes (uso da internet e inteligência artificial), estudados em amostras de adultos e crianças, com expertise em análise quantitativa de dados (ex.: SPSS, Amos, R) e abordagens qualitativas (ex.: Alceste, Iramuteq). Professora Assistente no programa de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – graduação e pós-graduação), na área de Fundamentos e Mensuração em Psicologia, e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Psicometria e Psicologia Social (NPPS – UFMS).

Downloads

Publicado

2025-12-19

Como Citar

VASCONCELOS, Eveli Freire de; CAVALCANTI , Thiago Medeiros; SOARES, Ana Karla Silva. Editorial do Dossiê Temático: “Avanços e Desafios da Avaliação Psicológica”. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 17, p. e17003219, 2025. DOI: 10.20435/pssa.v1i1.3219. Disponível em: https://pssaucdb.emnuvens.com.br/pssa/article/view/3219. Acesso em: 21 dez. 2025.

Edição

Seção

Editorial