Estudo avaliativo da predisposição à síndrome de burnout em professores de uma Universidade de Parnaíba-PI

Autores

  • Luciana Maria Fabiana Machado da Silva Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Lauriane Maria dos Santos Teles Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Savanna de Brito Ximenes Aragão Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Carla Fernanda de Lima Santiago da Silva

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v6i2.353

Resumo

Síndrome de burnout é um estresse ocupacional comum, principalmente, em profissionais atuantes em uma relação ininterrupta e emocional com outras pessoas (Tibúrcio & Moreno, 2009). Avaliou-se sua predisposição em docentes de uma Universidade de Parnaíba-PI, utilizando-se do Maslach Burnout Inventory (MBI) e um questionário sociodemográfico. Para análise, empregou-se o software estatístico SPSS, versão 18.0, realizando-se análise de frequência dos dados sociodemográficos, Análise Fatorial (AF), que obteve três fatores: Exaustão, Realização Profissional, Despersonalização; Alpha de Cronbach 0,87; 0,79; 0,63, respectivamente, e média de cada dimensão para identificar a predisposição. Obtiveram-se baixos níveis de Exaustão e Despersonalização e altos de Realização Profissional; no entanto, em relação à frequência de pessoas, identificou-se um número significativo com índices médios de Exaustão, sugerindo alerta sobre a predisposição ao burnout. Palavras-chave: Professores universitários; Exaustão; Síndrome de burnout.

Biografia do Autor

Carla Fernanda de Lima Santiago da Silva

Universidade Federal do Piauí - UFPI

Publicado

2014-11-19

Como Citar

FABIANA MACHADO DA SILVA, Luciana Maria; DOS SANTOS TELES, Lauriane Maria; XIMENES ARAGÃO, Savanna de Brito; DE LIMA SANTIAGO DA SILVA, Carla Fernanda. Estudo avaliativo da predisposição à síndrome de burnout em professores de uma Universidade de Parnaíba-PI. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 6, n. 2, 2014. DOI: 10.20435/pssa.v6i2.353. Disponível em: https://pssaucdb.emnuvens.com.br/pssa/article/view/353. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos