The Political Emancipation of the Black Individual: Paths Envisioned, Paths Dreamed

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.2774

Keywords:

black population, political emancipation, self-acceptance, mental health, social struggles

Abstract

This article seeks to elucidate some paths that contribute to the political emancipation of black people, with an emphasis on self-acceptance and love as an expression of this process. In this sense, the importance of critical knowledge about the history of black people is highlighted, permeating the Marxist discussion on class consciousness, in addition to signaling the indispensability of individual and collective struggles and the exercise of ubuntu in the emancipatory path of this population. To construct this article, bibliographical research with a qualitative approach was used. The results of the research indicate that the effects of slavery on the lives and subjectivity of black people are enormous. In these terms, the violence and invisibility caused by whitening harm their sociability and mental health, causing the epistemicide of this population, which feels threatened by racial domination and marginalized from its knowledge and culture.

Author Biographies

Lindamar Alves Faermann, Universidade de Taubaté

Graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (2000), Mestre em Serviço Social pela PUC-SP (2007), Doutora em Serviço Social pela PUC-SP (2014). Professora da UNITAU desde 2006, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. É professora convidada do Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU. Foi coordenadora do Curso de Serviço Social da UNITAU de 2009 a 2023. Coordenou o curso de pós-graduação Lato Sensu em Instrumentalidade Profissional do(a) Assistente Social na mesma Instituição (2020-2021) Foi Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Serviço Social da UNITAU. Coordenou os Projetos de Extensão: Escritório de Aplicação em Serviço Social (2011-2014); Assessoria aos profissionais da educação do Município de Taubaté (2014-2017); Prevenção ao uso de drogas no contexto escolar (2018-2019). Integrou o Projeto de Extensão Prevenção ao suicídio: partilhando caminhos (2020-2023). Membro do corpo editorial da Revista Emancipação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Líder do Grupo de Estudos Serviço Social, Políticas Públicas e Educação, certificado pelo CNPq, com produções na área do Serviço Social, Políticas Sociais e Sociojurídico. Atuou como assistente social em Instituições privadas na área da saúde, educação e assistência social. Atualmente trabalha como assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Presta consultoria/assessoria e ministra palestras, cursos, seminários, entre outras atividades na área.

Victória Souza Pereira, Universidade de Taubaté

Psicóloga formada pela Universidade de Taubaté Atualmente está clinicamente na abordagem psicanalítica, com direcionamento para questão raciais. Tem formação de Filosofia Africana pelo Instituto Ajeum da UFRJParticipa do Coletivo Negro Raiz de Baobá, do Projeto Negramente, é Psicóloga do Projeto da PREX UNITAU- prevenção ao suicídio: partilhando no caminhos.

References

Emicida. (2019). AmarElo [Música]. Sony Music.

Fanon, F. (2021). Os condenados da terra. Letra Livre.

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social (6ª ed.). Atlas.

Gomes, N. L. (2012). Movimento negro e educação: Ressignificando e politizando a raça. Educação & Sociedade, 33(120), 727–744. https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000300005 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000300005

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022: População residente, por cor ou raça. Tabela 9605. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. https://sidra.ibge.gov.br

hooks, b. (2010, março 9). Vivendo de amor. Geledés. https://www.geledes.org.br/vivendo-de-amor/

Marx, K. (2004). Manuscritos econômico-filosóficos de 1844 (Obra original publicada em 1932). Boitempo.

Marx, K. (2010). Sobre a questão judaica (Obra original publicada em 1843). Boitempo.

Nascimento, W. F. (2020). Para enegrescer o conhecimento: o solo acadêmico e a busca por outros repertórios. In A. O. Santos (Org.), Saberes plurais e epistemologias aterradas: caminhos de pesquisa na psicologia e ciências humanas (pp. 30–35). Eduff.

Njeri, A. (2020). Amor: um ato político-poético. In F. M. S. Santos & D. S. Corrêa (Orgs.), Ética e filosofia: gênero, raça e diversidade cultural (pp. 47–69). Editora Fi.

Noguera, R. (2012). Ubuntu como modo de existir: Elementos gerais para uma ética afroperspectiva. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), 3(6), 147–150. https://abpnrevista.org.br/site/article/view/358

Noguera, R. (2020). Porque amamos: O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor. HarperCollins Brasil.

Nunes, S. (2021). Povoada [Música]. Mugunzá Records.

Santana, A. (2012). Aiyó: pela afirmação da epistemologia africano-brasileira na contemporaneidade. Africanias, 3, 1–13.

Santos, A. B. (2020). Fazer um retorno: Contribuição ao caminho de pesquisa. In A. O. Santos (Org.), Saberes plurais e epistemologias aterradas: Caminhos de pesquisa na Psicologia e Ciências Humanas (pp. 35–42). Eduff.

Sawaia, B. (2001). O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. In B. B. Sawaia (Org.), As artimanhas da exclusão: Análise psicossocial e ética da desigualdade social (pp. 97–118). Vozes.

Silva, J. (2021, julho 16). E eu não sou capaz de construir amor? Medium. https://produzindosubjetividade.medium.com/e-eu-n%C3%A3o-sou-capaz-de-construir-amor-f03f8cbce01e

Veiga, L. M. (2019). Descolonizando a psicologia: Notas para uma psicologia preta. Fractal: Revista de Psicologia, 31(spe), 244–248. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i_esp/29000 DOI: https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i_esp/29000

Published

2024-12-19

How to Cite

SUAVE, Angela Michele; FAERMANN, Lindamar Alves; PEREIRA, Victória Souza. The Political Emancipation of the Black Individual: Paths Envisioned, Paths Dreamed. Revista Psicologia e Saúde, Campo Grande, v. 17, p. e17362774, 2024. DOI: 10.20435/pssa.v1i1.2774. Disponível em: https://pssaucdb.emnuvens.com.br/pssa/article/view/2774. Acesso em: 21 dec. 2025.

Issue

Section

Articles