Satisfação de Profissionais de Educação Física na Regência em Aulas de Ginástica de Academia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v0i0.609

Palavras-chave:

atividade motora, ginástica, satisfação

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a satisfação de profissionais de Educação Física na regência em aulas de ginástica de academia. Pesquisa transversal, realizada com 20 professores de ginástica de academia, em que foi utilizado o “Instrumento para a medida de satisfação no trabalho”. A análise dos dados foi realizada por meio dos testes de Shapiro-Wilk e t de Student independente. Considerou-se o nível de significância de p < 0,05. O nível total de satisfação no trabalho foi considerado regular entre os professores. Ao comparar os níveis em relação ao gênero, encontrou-se diferença significativa nos âmbitos fisiológicos (p = 0,034) e segurança (p = 0,043), evidenciando que as mulheres apresentaram melhores escores quando comparadas com os homens. A maioria dos profissionais de Educação Física atuante na ginástica de academia mostrou-se satisfeita em ministrar essas aulas, destacando-se atenção para os âmbitos fisiológicos e de segurança, entre os homens.

Biografia do Autor

Ana Luiza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutoranda em Educação Física, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Tieli Fernanda Ribeiro, Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA).

Graduada em Bacharel em Educação Física

Luciana Boligon Refundini, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Mestre em Educação Física

Daniel Vicentini de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Graduado em Educação física

Graduado em Fisioterapia

Especialista em Anatomia funcional

Especialista em Gerontologia

Aluno do curso de especialização em Saúde Pública

Aluno do curso de especialização em Psicogerontologia

Mestre em Promoção da saúde

Doutorando em Gerontologia

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Publicado

2019-02-08

Como Citar

Anversa, A. L. B., Ribeiro, T. F., Boligon Refundini, L., & Vicentini de Oliveira, D. (2019). Satisfação de Profissionais de Educação Física na Regência em Aulas de Ginástica de Academia. Revista Psicologia E Saúde, 11(1), 63–71. https://doi.org/10.20435/pssa.v0i0.609

Edição

Seção

Artigos