Efeitos da Pandemia de Covid-19 em Amostra de Universitários da Saúde no Norte do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2554

Palavras-chave:

Saúde mental, estudantes, universitarios, pandemia

Resumo

Introdução: A ansiedade, o estresse e a depressão afetam indivíduos de forma diversa. Estudos mostram que estudantes universitários podem ter maior prevalência desses transtornos, e a pandemia de covid-19 pôde ter colaborado para graus mais elevados. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, com análise de dados quantitativos, realizado em uma universidade particular em 2022, que teve como objetivo analisar a prevalência de depressão, da ansiedade e do estresse em universitários da área da saúde que estudaram durante a pandemia de covid-19. Os participantes responderam ao TCLE, Questionário Sociodemográfico e Econômico e Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse (EADS-21).  Resultados: Participaram 55 estudantes, de maioria feminina, média de 23 anos, que fazem uso de bebidas alcoólicas, atividades físicas e lazer, não consomem nicotina ou drogas ilícitas. Quanto ao EADS-21, a maioria estava dentro da normalidade em relação à ansiedade e estresse, porém 1/3 da amostra apresentou depressão moderada e grande número de participantes evidenciaram ansiedade e depressão extremamente severos. Discussões: Mesmo tendo hábitos de vida relativamente saudáveis, uma parcela significativa da amostra apresenta sinais de sofrimento psicológico grave. Conclusão: Os resultados do estudo sugerem que, mesmo após o período crítico da pandemia, os universitários da amostra apresentam sinais de sofrimento psicológico.

Biografia do Autor

Lorena do Rosario Lira, Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA).

Isabela Dias, Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

Graduada em Psicologia no Centro Universitário do Pará (CESUPA). Psicóloga da equipe E-multi, Prefeitura Municipal de Castanhal, PA.

Ana Emília Vita Carvalho, Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto. Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde – Educação Médica do Centro Universitário do Estado do Pará (ESEM-CESUPA), e dos cursos de graduação em Psicologia e em Medicina.

Referências

Amaral, F. N. L., Melo, C. S. de, Pinto, L. S., & Sousa, D. S. de (2021). Lifestyle profile and prevalence of Burnout Syndrome in health students at a private university in Santarém-PA during the Covid-19 pandemic: A cross-cutting study. Research, Society and Development, 10(14), e513101422772. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22772

American Psychological Association. (n.d.). Depression. https://www.apa.org/topics/depression/index

Barbosa, L. N. F., Melo, M. C. B. de, Cunha, M. do C. V. da, Albuquerque, E. N., Costa, J. M., & Silva, E. F. F. da. (2021). Brazilian’s frequency of anxiety, depression and stress symptoms in the COVID-19 pandemic. Revista Brasileira De Saúde Materno Infantil, 21, 413–419. https://doi.org/10.1590/1806-9304202100S200005

Barros, M. S. M. R. de, & Costa, L. S. (2019). Perfil do consumo de álcool entre estudantes universitários. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição Em Português), 15(1), 4-13. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000353

Brandtner, M., & Bardagi, M. (2009). Sintomatologia de depressão e ansiedade em estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. Gerais. Revista Interinstitucional de Psicologia, 2(2), 81–91. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202009000200004&lng=pt&tlng=pt.

Freitas, P. H. B. de, Meireles, A. L., Barroso, S. M, Bandeira, M. de B., Abreu, M. N. S., David, G. L., Paula, W. de, & Cardoso, C. S. (2022). The profile of quality of life and mental health of university students in the healthcare field. Research, Society and Development, 11(1), e35011125095. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25095

Frota, I. J., Fé, A. A.C. M., Paula, F. T. M. de Moura, V. E. G. S. de & Campos, E. de M. (2022). Transtornos de ansiedade: histórico, aspectos clínicos e classificações atuais. Revista de Saúde e Ciências Biológicas. 10(1), 1–8 http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v10i1.3971.p1-8.2022

Guimarães, C. C., Moraes, H. A. B., Barboza, M. E. S., & Mesquita, R. R. (2020). Saúde mental do estudante de psicologia: Possíveis implicações para sua atuação profissional. Revista Trabalho (En)cena, 5(1), 269–284. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P269

Gundim, V. A., Encarnação, J. P. da, Santos, F. C., Santos, J. E. dos, Vasconcellos, E. A., & Souza, R. C. de. (2020). Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de Covid-19. Revista Baiana de Enfermagem, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37293

Guo, Q., Zheng, Y., Shi, J., Wang, J., Li, G., Li, C., Fromson, J. A., Xu, Y., Liu, X., Xu, H., Zhang, T., Lu, Y., Chen, X., Hu, H., Tang, Y., Yang, S., Zhou, H., Wang, X., Chen, H. . . . Yang, Z. (2020). Immediate psychological distress in quarantined patients with COVID-19 and its association with peripheral inflammation: A mixed-method study. Brain, Behavior, and Immunity, 88, 17–27. https://doi.org/10.1016/j.bbi.2020.05.038

Hirschle, A. L. T., & Gondim, S. M. G. (2020). Estresse e bem-estar no trabalho: Uma revisão de literatura. Ciência & Saúde Coletiva, 25(7), 2721–2736. https://doi.org/10.1590/1413-81232020257.27902017

Jardim, M. G. L., Castro, T. S., & Ferreira-Rodrigues, C. F. (2020). Sintomatologia Depressiva, Estresse e Ansiedade em Universitários. Psico-USF, 25(4), 645–657. https://doi.org/10.1590/1413/82712020250405

Kumar, B., Shah, M. A. A., Kumari, R., Kumar, A., Kumar, J., & Tahir, A. (2019). Depression, Anxiety, and Stress Among Final-year Medical Students. Cureus, 11(3), e4257. https://doi.org/10.7759/cureus.4257

Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: O impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

Martins, B. G., Silva, W. R., Maroco, J., & Campos, J. A. D. B. (2019). Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse: Propriedades psicométricas e prevalência das afetividades. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 68(1), 32–41. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000222

Oliveira, E. S. de, Gonçalves, C. S., Araújo, A. R., Viegas, Z. V. de B., Aragão, F. B. A., & Salvador, E. P. (2021). Nível de atividade física e fatores relacionados em universitários da área da saúde: Um estudo longitudinal. Journal of Physical Education, 32, e3230. https://doi.org/10.4025/JPHYSEDUC.V32I1.3230

Organização Mundial da Saúde. (2021). Classificação Internacional de Doenças. 11ª ed. https://icd.who.int/en

Organização Mundial da Saúde. (2022). World mental health report: Transforming mental health for all. https://www.who.int/publications/i/item/9789240049338

Othman, N., Ahmad, F., El Morr, C., & Rivto, P. (2019). Perceived impact of contextual determinants on depression, anxiety and stress: A survey with university students. International Journal of Mental Health Systems, 13(17), (n.p.). https://ijmhs.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13033-019-0275-x

Ramón-Arbués, E., Gea-Caballero, V., Granada-López, J. M., Juárez-Vela, R., Pellicer-García, B., & Antón-Solanas, I. (2020). The Prevalence of Depression, Anxiety and Stress and Their Associated Factors in College Students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(19), 7001. https://doi.org/10.3390/ijerph17197001

Souza, S. L. X., Laureano, I. C. C., & Cavalcanti, A. L. (2021) Estão os estudantes de odontologia com medo do Coronavírus? Um estudo piloto utilizando a escala de medo da COVID-19. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, 20(1), p. 28–32. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v20i1.43572

Downloads

Publicado

2024-08-28

Como Citar

Lira, L. do R. ., Ferreira, I. D., & Carvalho, A. E. V. (2024). Efeitos da Pandemia de Covid-19 em Amostra de Universitários da Saúde no Norte do Brasil. Revista Psicologia E Saúde, 16(2), e16182554. https://doi.org/10.20435/pssa.v16i1.2554

Edição

Seção

Artigos