Propriedades Psicométricas da Versão Brasileira do Battelle Developmental Inventory Screening: Crianças até Dois Anos
DOI:
https://doi.org/10.20435/pssa.v1i1.3002Palavras-chave:
estudos de avaliação, estudos de validação, desenvolvimento infantilResumo
Introdução: O Battelle Developmental Inventory Screening foi adaptado para o Brasil (BDIS-BR), mas suas propriedades psicométricas ainda não foram testadas. O objetivo deste estudo foi investigar evidências psicométricas do BDIS-BR em 282 crianças menores de dois anos. Métodos: A validade baseada na estrutura interna foi verificada adotando-se Modelos de Mokken e validade convergente e concorrente foram verificadas por meio de tendências de idade e comparação com o Teste Denver II. Resultados: O BDIS-BR se mostrou como uma medida unidimensional e o ordenamento empírico dos itens tal qual o original. Quanto à validade convergente e concorrente, os resultados no BDIS-BR apresentam forte associação positiva com a idade das crianças (ρ= 0,92; p = 0,001) e altos índices de concordância com o Teste Denver II (86% a 96%). Conclusão: O BDIS-BR é um instrumento de triagem do desenvolvimento infantil com boas propriedades psicométricas e pode contribuir para a avaliação de crianças brasileiras.
Referências
Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. (2014). Critério de Classificação Econômica Brasil 2015(p.1–6).
Albuquerque, K. A. de, & Cunha, A. C. B. (2020). New trends in instruments for child development screening in Brazil: A systematic review. Journal of Human Growth and Development, 30(2), 188–196. https://doi.org/10.7322/jhgd.v30.10366
Albuquerque, K. A., Cunha, A. C. B., & Berkovits, M. D. (2022). Cross-cultural adaptation of the Battelle Development Inventory, for Brazil. Estudos de Psicologia (Campinas), 39, e190170. https://doi.org/10.1590/1982-0275202239e190170
Baghaei, P. (2021). Mokken Scale analysis in language assessment. Waxmann Verlag GMbH.
Darling, J. C., Bamidis, P. D., Burberry, J., & Rudolf, M. C. (2020). The First Thousand Days: Early, integrated and evidence-based approaches to improving child health –Coming to a population near you? Archives of disease in childhood, 105(9), 837–841.
Elbaum, B., Gattamorta, K. A., & Penfield, R. D. (2010). Evaluation of the Battelle Developmental Inventory, 2nd Edition, Screening Test for Use in States’ Child Outcomes Measurement Systems Under the Individuals With Disabilities Education Act. Journal of Early Intervention, 32(4), 255–274.
Febrina, F., Lawalata, V. C. P., & Ramli, Y. (2023). Factors associated with cognitive and communication delay in children aged 0 to 3 years using the Battelle-Developmental Inventory, 2nd edition. Paediatric a Indonesiana, 63(4), 282–289. https://doi.org/10.14238/pi63.4.2023.282-9
Filgueiras, A., Pires, P., Maissonette, S., & Landeira-Fernandez, J. (2013). Psychometric properties of the Brazilian-adapted version of the Ages and Stages Questionnaire in public child daycare centers. Early Human Development, 89(8), 561–576. https://doi.org/10.1016/j.earlhumdev.2013.02.005
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2023). Pessoas com deficiência 2022: PNAD contínua. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102013_informativo.pdf
Lee, D., Bagnato, S., & Pretti-Frontczak, K. (2016). Utility and Validity of Authentic Assessments and Conventional Tests for International Early Childhood Intervention Purposes: Evidence from U.S. National Social Validity Research. Journal of Intellectual Disability – Diagnosis and Treatment, 3(4), 164–176. https://doi.org/10.6000/2292-2598.2015.03.04.2
Lopez Boo, F., Cubides Mateus, M., & Llonch Sabatés, A. (2020). Initial psychometric properties of the Denver II in a sample from Northeast Brazil. Infant Behavior and Development, 58, 101391. https://doi.org/10.1016/j.infbeh.2019.101391
Macy, M., Bagnato, S. J., Macy, R. S., & Salaway, J. (2015). Conventional Tests and Testing for Early Intervention Eligibility: Is There an Evidence Base? Infants and Young Children, 28(2), 182–204. https://doi.org/10.1097/IYC.0000000000000032
Madaschi, V., Mecca, T. P., Macedo, E. C., & Paula, C. S. (2016). Bayley-III Scales of Infant and Toddler Development: Transcultural Adaptation and Psychometric Properties. Paidéia (Ribeirão Preto), 26(64), 189–197. https://doi.org/10.1590/1982-43272664201606
Morris, A. S., Wakschlag, L., Krogh-Jespersen, S., Fox, N., Planalp, B., Perlman, S. B., Shuffrey, L. C., Smith, B., Lorenzo, N. E., Amso, D., Coles, C. D., & Johnson, S. P. (2020). Principles for Guiding the Selection of Early Childhood Neurodevelopmental Risk and Resilience Measures: HEALthy Brain and Child Development Study as an Exemplar. Adversity and Resilience Science, 1(4), 247–267. https://doi.org/10.1007/s42844-020-00025-3
Munoz-Chereau, B., Ang, L., Dockrell, J., Outhwaite, L., & Heffernan, C. (2021). Measuring early child development across low and middle-income countries: A systematic review. Journal of Early Childhood Research, 19(4), 443–470. https://doi.org/10.1177/1476718X211020031
Newborg, J. (2005). Battelle Developmental Inventory, 2nd edition, Examiner’s Manual (2º ed.). Riverside Publishing.
Papalia, D. E; Martorell, G. (2022). Desenvolvimento humano (14ªed). AMGH.
Peters, W. J., & Matson, J. L. (2020). The Relationship Between Developmental Functioning and Screening Outcome for Autism Spectrum Disorder. Journal of Developmental and Physical Disabilities, 32(2), 293–305. https://doi.org/10.1007/s10882-019-09689-x
Prieto, J. A., Cueto, S., Carballo-Fazanes, A., & Abelairas, C. (2022). Psychomotor development disorders in apparently healthy children and considerations of family evaluation. Journal of Human Sport and Exercise.17(3), 518–527. https://doi.org/10.14198/jhse.2022.173.04
Richardson, K. P. (2010). Use of standardized tests in pediatric practice. In Occupational Therapy for Children (p. 216–243). Mosby.
Romo-Pardo, B., Liendo-Vallejos, S., Vargas-López, G., Rizzoli-Córdoba, A., &Buenrostro-Márquez, G. (2012). Pruebas de tamizaje de neurodesarrollo global para niños menores de 5 años de edad validadas en Estados Unidos y Latinoamérica: Revisión sistemática y análisis comparativo. Boletin Medico del Hospital Infantil de Mexico, 69(6), 450–462.
Rumsey, D. J. (2023). What is r value correlation? Dummies. https://www.dummies.com/article/academics-the-arts/math/statistics/how-to-interpret-a-correlation-coefficient-r-169792/
Sabanathan, S., Wills, B., & Gladstone, M. (2015). Child development assessment tools in low-income and middle-income countries: How can we use them more appropriately? Archives of Disease in Childhood, 100(5), 482–488. https://doi.org/10.1136/archdischild-2014-308114
Santos, J. A. T., Ayupe, K. M. A., Lima, A. L. O., Albuquerque, K. A. de, Morgado, F. F. da R., & Gutierres Filho, P. J. B. (2022). Propriedades psicométricas da versão brasileira do Denver II: Teste de triagem do desenvolvimento. Ciência & Saúde Coletiva, 27, 1097–1106. https://doi.org/10.1590/1413-81232022273.40092020
Van Der Ark, L. A. (2012). New Developments in Mokken Scale Analysis in R. Journal of Statistical Software, 48(5), 1–27. https://doi.org/10.18637/jss.v048.i05
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Psicologia e Saúde têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado.